Carregando...

Zika Vírus! Vídeo mostra tudo sobre essa nova ameaça.

Zika: É uma doença infecciosa, viral e febril leve transmitida por mosquitos. Há alguns surtos têm sido relatados na África tropical e em algumas áreas do Sudeste da Ásia.

AGENTE
Vírus Zika é um flavivírus transmitida por mosquitos estreitamente relacionadas com o vírus da dengue. O vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 a partir de um macaco rhesus sentinela estacionada em uma plataforma de árvore na floresta Zika, Uganda.

RESERVATÓRIO
Os reservatórios do vírus são presumivelmente macacos.

OS MODOS DE TRANSMISSÃO

Zika vírus é transmitido aos seres humanos, principalmente por certas espécies de mosquitos Aedes. Algumas destas espécies morder durante o dia, bem como no final da tarde / noite.

APRESENTAÇÃO CLÍNICA
Os principais sintomas clínicos em doentes são febre, conjuntivite, transitória artrite / artralgia (principalmente nas articulações pequenas das mãos e dos pés) e maculo-papular (que muitas vezes começam no rosto e depois se espalha por todo o corpo). Em geral, os sintomas da doença são leves e de curta duração (2-7 dias). Não há evidências de que a infecção Zika afeta mulheres grávidas e seus bebês. No entanto, existem muito poucos relatos de casos na literatura.

DIAGNÓSTICO
Zika vírus pode ser identificado por RT-PCR em pacientes com doença aguda e a partir do dia 5 após o início da febre por serologia (detecção de anticorpos específicos da classe IgM). Cruzados reações sorológicas com flavivírus estreitamente relacionadas são possíveis.

TRATAMENTO
Sintomáticos (anti-inflamatórios não esteroides, analgésicos não-salicílico) só; nenhuma vacina ou medicamento preventivo está disponível.

PREVENÇÃO
Para reduzir o risco de contrair a infecção pelo vírus Zika - como para as outras infecções transmitidas por mosquitos - os viajantes devem minimizar a exposição a picadas de mosquito, tomando as seguintes medidas preventivas:
A utilização de dispositivos anti-mosquito (mosquiteiros tratados com insecticida, bobinas, potes manchas, pulverizador, repelentes) e vestindo roupas de mangas compridas e com pernas longas, especialmente durante as horas de maior atividade do mosquito (manhã e tarde). Recomenda repelente de mosquitos com base numa concentração de DEET 30%;
Antes de usar repelentes, mulheres grávidas e crianças com idade inferior a 12 anos devem consultar um médico ou farmacêutico;
Para recém-nascidos com menos de três meses, repelentes não são recomendados; em vez disso, mosquiteiros tratados com inseticida deve ser usado.


RECONHECIMENTO
Para obter mais informações sobre como evitar picadas de mosquito, consulte http://www.nathnac.org/pro/factsheets/iba.htm publicado pela Rede de Saúde Curso Nacional e Centro, NaTHNaC, no Reino Unido.

Medidas a nível da comunidade incluem,
Redução de criadouros do mosquito (remoção de todos os recipientes abertos com água estagnada dentro e casas redondas, ou, se tal não for possível, o tratamento com larvicidas);
Em áreas afetadas, a eliminação dos mosquitos adultos por meio de pulverização aérea com inseticidas. 


OS SURTOS DE VÍRUS ZIKA
Estudos sorológicos mostraram que as infecções estão ocorrendo Zika da África para o Sudeste Asiático; em 1978 foi descrito um pequeno surto de febre aguda na Indonésia devido a infecção pelo vírus Zika.

O mais recente surto conhecido foi relatado em Yap Island, Estados Federados da Micronésia (FSM) de abril a julho de 2007. Este foi o primeiro surto do vírus Zika identificados fora da África e da Ásia. Um total de 108 casos foram confirmados por PCR ou serologia e eram suspeitos 72 casos adicionais. Os sintomas mais comuns foram erupção cutânea, febre, artralgia e conjuntivite, e nenhuma morte foi relatada. O mosquito Aedes hensilli, que foi a espécie predominante identificados no Yap durante o surto, foi, provavelmente, o principal vetor de transmissão. Enquanto o modo de introdução do vírus na ilha de Yap permanece incerto, é provável que tenha acontecido através da introdução de mosquitos infectados ou um ser humano virêmica.

O Ministério da Saúde confirmou a circulação do zika vírus no Brasil na manhã desta quarta-feira (14/Maio). Saiba tudo sobre essa mais nova ameaça à saúde dos brasileiros.

Assista esse vídeo: 


Video: yotube

Saúde do Homem 8902990677804260922

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Curta nossa página

Posts Populares